quarta-feira, 24 de julho de 2013

Crenoterapia


Crenoterapia              


     A crenoterapia é a parte da medicina que propõe o tratamento do homem pela ação terapêutica das águas minerais. É uma ciência que remonta à Antiguidade. Citações bibliográficas atribuem a origem da crenoterapia a Heródoto, e desde 1986 é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde – OMS.
     A crenoterapia consiste no uso de águas minerais com propriedades consideradas medicamentosas e que podem ser utilizadas para complementar o tratamento de vários problemas de saúde. As águas minerais devem ser consideradas como águas subterrâneas especiais, uma vez que, além de atender aos demais usos tradicionais, apresentam propriedades terapêuticas.
    O uso medicinal das águas minerais está entre as mais antigas práticas terapêuticas da humanidade A pessoa pode sofrer de cólicas, flatulência, gases, prisão de ventre ou até mesmo câncer de cólon. Beber mais água, combinada com uma dieta rica em fibras, pode evitar esses problemas.
Para combater essa perda de fluidos, a resposta é simples. Beba mais água. Seis a dez copos de água pura por dia são necessários para melhorar o funcionamento do seu corpo. Além de ajudar o seu sistema digestivo, recebendo quantidade suficiente de líquidos irá dar-lhe a pele fresca, os olhos claros e cabelos brilhantes
Milhares de pessoas procuram inalar o vapor, beber a água ou mergulhar em uma das centenas de fontes do país. E se engana quem pensa que só é possível imergir nesse universo terapêutico em alguns poucos locais especiais. Existem fontes de água mineral nas cinco regiões brasileiras, principalmente no Sudeste e no Sul.

    A Terapia pela água na prática e benefícios para saúde


v  Águas Carbonatadas: Indicadas na dispepsia, gastrites, úlceras gastroduodenais, hepatites, diabetes e moléstias da nutrição. 

v  Águas Cabogasosas: Apropriadas no combate a moléstias dos rins, do fígado, cálculo renal e vesicular além de serem diuréticas. 

v  Águas Iodadas: Indicadas na arteriosclerose, reumatismo, insuficiência tireoidiana, bócio e mólestias do fígado e do rins. 

v  Águas Sulfurosas: Apropriadas para as moléstias alérgicas, eczemas, artrites e reumatismo.

v  . Águas Ferruginosas. Como possui ferro, sua ingestão é recomendada para pessoas com anemia :  anemias ferroprivas e estimular o metabolismo

v  . Águas Magnesiana Contém magnésio, substância que, quando ingerida, exerce função laxante e desintoxicante

v  Águas Cloretadas: Indicadas nas moléstias gastrointestinais, gastrites, pancreatites, hepatites e moléstias renais. 

v  Águas Bicarbonatadas: O bicarbonato de sódio presente em sua composição auxilia no tratamento de gastrites e de alguns tipos de úlcera e de esofagite. É bastante digestiva. 

v  Águas Bicarbonatadas Mistas: Podem tratar moléstias gastrointestinais, hepatite, dispepsia e mólestias renais.

v  Águas Bicarbonatadas Cloretadas: Apropriada para tratar moléstias gastrointestinais, gastrites, pancreatites, hepatites e moléstias renais.

v   Àguas Bicarbonatadas Cloro-sulfatadas: Podem tratar moléstias do aparelho digestivo, de nutrição, artritismo e eczemas por conterem bicarbonato, cloretos e sulfatos alcalinos.

Águas Sufurosas Bicarbonatadas: Indicadas para moléstias de pele, nas afecções reumáticas de fundo alérgico e atua como estimulante das funções gastrointestinais.

v  Águas Sulfurosas-bicarbonatadas e Sulfatadas: Indicadas no combate ao artritismo, gastrite e moléstias de pele, por serem bastante alcalinas.

v  Águas Sulfurosas-bicarbonatadas e Cloro-sulfatadas: Podem tratar pacientes com reumatismo crônico, dispepsias, afecções hepáticas e atuar como estimulante do metabolismo.

v   Águas Ferruginosas-bicarbonatadas: Indicadas no tratamento de anemias ferroprivas

v  .Águas Alcalinas: Ingerida, auxilia no tratamento de distúrbios do tubo digestivo. Recomendada também para que m sofre de vesícula preguiçosa, pois estimula a contração vesicular.

v  .Águas Carbônica: Possui dióxido de carbono, que atua na superfície da pele, provocando vasodilatação. É indicada para hipertensão arterial leve e moderada e para insuficiência arterial periférica

v  .Águas Oligomineral :Possui diversos elementos em sua composição, como sódio, cloro, alumínio, magnésio, manganês e lítio, mas não se sabe se essas substâncias estão presentes em quantidade suficiente para atuar no organismo.

v   Águas Radioativa: Possui radônio, gás nobre que estimula o metabolismo e age nos sistemas digestivo e respiratório. Sua inalação é bastante indicada para o tratamento de asma. Acredita-se que tenha um efeito sedativo e que facilite o equilíbrio do sistema endócrino. Pode ser ingerida, já que o radônio permanece ativo por pouco tempo no organismo, o que elimina o risco de contaminação; nesse caso, atua como diurética. 

v  .Águas Sódica: Seu uso é delicado, porque o sódio pode provocar inchaço se for ingerido em grandes quantidades. O banho pode auxiliar em problemas reumáticos. 

v  Sulfurosa (ou sulfurada): É a mais comum nas estâncias termais brasileiras. Possui enxofre em sua composição, podendo ser inalada, ingerida ou utilizada em banhos de imersão. Indicada para problemas articulares, laringites, bronquites e sinusites, também atua como cicatrizante, desintoxicante e estimulante do metabolismo.

Outros procedimentos utilizando Crenoterapia
   
    Com seis copos de água, copo de 250 ml somando o  total de 1, 5 litros, em jejum, ao acordar, antes de escovar os dentes. Após beber a água, é recomendável saltitar por 2 minutos e/ou fazer automassagens na barriga. Sem gastar com medicamentos apenas bebendo água pura, algumas doenças  poderão ser curadas, como por exemplo;  dor de cabeça, pressão sanguínea/hipertensão, anemia (sangue insuficiente)reumatismo (dor nas juntas/músculos), paralisia geral , obesidade, artrite sinusite, taquicardia, tosse, asma, bronquite, tuberculose pulmonar, meningite pedra nos rins, doenças urogenitais,. Hiperacidez, gastroenterite ,disenteria constipação, diabetes, doenças nos olhos, hemorragia oftálmica & oftalmia (olhos vermelhos), menstruação irregular, leucemia (sangue branco, câncer uterino, câncer do seio

Água ionizada

     É uma forma de tratamento de água que é acreditado por muitos peritos da saúde alternativa para aumentar a saúde da água que passa através do ionizador. Estes ionizers de água podem ser comprados on-line para uso doméstico e sejam destinam a ser fácil para qualquer um usar. Alternativa saúde especialistas recomendam todos beber 6 copos de água ionizada por dia.

    A ionização da água é baseada fora da premissa de que a energia vem da passagem de cargas positivas e negativas entre moléculas. Dentro do corpo humano é uma carga, e o corpo responde a cargas opostas contidas dentro o alimento. Estes opostos encargos criam energia.
    Água flui através de câmaras de fluxo-célula que contêm eletrodos. Correntes de baixa tensão são enviados através da água que passa por, efetivamente ionizante-lo. Ionizers água muitas vezes vêm com um interruptor que permite aos usuários determinar quanta eletricidade passa através da água.
    Água ionizada imediatamente afeta o forro no sistema digestivo, causando frequentes viagens ao banheiro como o sistema digestivo libera fora toxinas. Reduz a acidez do corpo. Disponibilidade de nutrientes no corpo é maior. O corpo é também mais hidratado e não tem que consumir tanta água.

   Benefícios para a saúde
    Os benefícios de saúde promovidos por aqueles que recomendam a ionização da água são vigor aumentado, menos dor, menos frio e gripe e pensar mais clara. Especialistas em água-ionização não reivindicar a ionização da água vai curar qualquer doença, embora eles alegam ionização promove a saúde maior, que pode levar a uma diminuição das doenças.

Água Tônica de Quinino

    A água tônica é feita com um pó branco extraído da casca da árvore de cinchona que é um sal (hidrocloreto de quinina) que dá o gosto amargo ao produto. Quinina (fórmula química: C20H24N2O2) é um alcalóide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. É um estereoisômero da quinidina. O sulfato de quinina é o quinino. É extraída da quina. A quinina, pó branco, inodoro e de sabor amargo, é uma substância utilizada no tratamento de malária e arritmias cardíacas. Além de ser um fármaco é utilizada como flavorizante da água tônica.
    A água tônica, como conhecemos, surgiu na Índia, no período colonial do Império Britânico. Os ingleses levaram a fórmula para as fábricas derefrigerantes na Inglaterra, que foi patenteada no ano de 1858.
    Água tónica contendo quinina, que é fluorescente isto é, se for incidido luz ultravioleta na água tônica, ela brilhará . é muito usada como uma bebida de mistura para coquetéis, especialmente os que são feitos com gim (por exemplo gin tónico). A água tónica com adição de limão ou lima é conhecida como bitter lemon, "pina de limão" ou bitter lime, respectivamente o início ela foi somente utilizada como medicamento no combate à malária. A quinina ainda hoje é empregada no tratamento, mas a água tônica atualmente industrializada e distribuída no mercado não possui propriedades medicamentosas sendo apenas um refrigerante de gosto amargo. Possui quantidades mínimas de quinina, cerca de 5 miligramas por litro (mg/l), enquanto para o tratamento da doença é necessário em torno de 1,5 g ao dia.

Água gaseificada

    No século XVIII a população apreciava tanto a água mineral natural, que os cientistas da época decidiram descobrir um meio de produzi-la artificialmente. A primeira experiência de sucesso nessa área data de 1772, quando o químico inglês Joseph Pristley injetou gás carbônico à água mineral natural. Surgiu então a primeira bebida carbonatada não alcoólica, a Soda.
   Mas, foi em 1871 que a indústria de refrigerantes começou a se desenvolver de fato, com a criação da rolha metálica e o aperfeiçoamento da fabricação das garrafas. E com o lançamento do Lemon's Superior Sparkling Ginger Aleã, a primeira marca registrada de refrigerante, a bebida passou a ser consumida tanto fora como dentro dos lares. 

    Água gaseificada é basicamente água pura com gás de dióxido de carbono adicionado. Club soda, água com gás e água gaseificada são usados como sinônimos, embora club soda é mais provável que tenha minerais adicionados a ele, de acordo com o site Seltzer água carbonatada Tutoriais. Na Europa, a água carbonatada é necessária para que os rótulos nutricionais sobre ele, de forma que você será capaz de determinar o seu conteúdo mineral. Nos Estados Unidos, os rótulos nutricionais são opcionais para água gaseificada, por isso, se você está preocupado com o conteúdo nutricional, olhar para uma marca que lista os ingredientes.

Água alcalina

Há muitos benefícios desejáveis em tomar Água alcalina.
Beber água alcalina pode ajudar a reduzir o nível de acidez total do corpo, tornando-o mais resistente a problemas de saúde, tais como doença cardíaca, cancro, alergias, problemas de peso, e envelhecimento prematuro. A manutenção de um nível de pH alcalino pode ajudar o corpo a eliminar toxinas naturalmente, o que resultará em uma excelente saúde.
     Depois do oxigênio a água é o mais necessário para a vida. Tem um monte de trabalho a fazer que é muitas vezes esquecido. Ele ajuda a transportar oxigênio para as células, limpa o ar nos pulmões, e fortalece os órgãos de absorver nutrientes. Também desempenha um papel importante na desintoxicação do corpo e regulação da temperatura do corpo. Ele mantém as articulações hidratada e flexível e mantém a suavidade e elasticidade da pele. Quando a água é alcalinizada pode realizar ainda mais e para um grau mais eficaz

Propriedades antioxidantes benéficos

    Água alcalina tem propriedades antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres. Estes radicais livres podem conduzir ao envelhecimento prematuro e de outras condições diferentes. Os antioxidantes estar na forma líquida, para permitir uma rápida absorção para o sistema. Assim, os benefícios são marcadamente óbvio, já que a água ionizada possui propriedades antienvelhecimento e anti-doença. Acredita-se também que alguns elementos deste água para beber água pode ajudar a desenvolver resistência ao câncer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário